Contador de Visitas

sábado, 28 de abril de 2012

Aronian 1/2 -1/2 Kramnik


Aronian-Kramnik game 6 drawn, match ends in 3-3
Aronian e Kramnik analisando após a 6ª partida
Concluído o match em Zurich. Hoje pela sexta partida mais uma Ruy Lopez Berlinesa! Kramnik relembrando o match com Kasparov, em Londres, onde Garry não conseguiu vencer esta abertura utilizada diversas vezes por Kramnik com negras naquele match. Hoje a igualdade se fez prevalecer novamente. Já que Kramnik deixou escapar uma oportunidade de vitória. Resultado disso foi um empate em 3 a 3, com 1 vitória para cada jogador e 4 empates. E uma partida rápida com a vitória de Aronian, que não contou para resultado do match. Este match teve por objetivo a preparação de ambos os jogadores para o próximo Torneio de Candidatos, a ser disputado ano que vem em Londres.


Guiga

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Kramnik 1/2 - 1/2 Aronian


     

A quinta partida do match realizada hoje em Zurich concluiu em empate após 43 movimentos. Segundo comentário do GM Sergey Shipov, Kramnik com brancas não teve muitas pretensões na abertura, e com um jogo preciso por parte de Aronian com negras, a partida concluiu em empate. Já após a troca de damas a igualdade era evidente. Amanhã disputa-se a 6ª e última partida do match.





*Fotos site oficial

Guiga

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aronian 1/2 - 1/2 Kramnik


Empate rápido após 25 movimentos na 4ª partida do match, novamente uma Ruy Lopez Berlinesa, onde no final resultou em uma posição igualada, com mínimas possibilidades ao negro, porém, não passaria da igualdade também. Pela primeira vez uma partida do match terminou antes da terceira hora, com isso tivemos uma partida rápida. Outra Ruy Lopez! Durante a abertura Kramnik tentou complicar as coisas com um sacrifício de peão, as complicações resultantes foram favoráveis a Aronian, que venceu a partida em 35 movimentos. Hoje dia livre, amanhã ocorre a quinta partida.



Partida Rápida



Site Oficial: http://kramnikaronian.com/index.php
Partidas ao vivo: http://live.kramnikaronian.com/

*Foto site oficial

Guiga

terça-feira, 24 de abril de 2012

Kramnik 1 - 0 Aronian


Níveis Kramnik marcar contra AronianKramnik iguala o marcador! Iniciando hoje com 1.e4, a partida chegou de uma Abertura dos Quatro Cavalos, a uma Abertura Escocesa, por transposição de jogadas. Com roque em flancos opostos, o resultado disso foi uma partida bastante interessante. Aronian chegou a sacrificar a dama por peças menores, isso levou a várias complicações no meio-jogo, após algumas imprecisões do armeno, Kramnik foi aumentando a vantagem gradativamente, sem dar qualquer possibilidade de contra-jogo a Aronian, que perdeu após 42 movimentos, já em posição crítica. Com o resultado Kramnik iguala o match em 1,5 x 1,5. Amanhã ocorre a 4ª partida.



Site Oficial: http://kramnikaronian.com/index.php
Partidas ao vivo: http://live.kramnikaronian.com/

*Foto site oficial

Guiga

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dubai Open 2012


Finalizado hoje o 14º Dubai Open, realizado na capital dos Emirados Árabes Unidos. A competição foi disputada entre os dias 15 e 24 de abril. Após nove rodadas cinco Grandes Mestres terminaram empatados na 1ª colocação com 7/9 pontos, Ni Hua, Baadur Jobava, Mikheil Mchedlishvili, Normund Miezis e Chanda Sandipan. Nos critérios de desempate o Grande Mestre Ni Hua (2637), da China, foi o campeão. Em paralelo foi disputado o Blitz, conquistado pelo Grande Mestre Baadur Jobava, da Geórgia, que venceu com 7,5/9.

Site Oficial: http://www.dubaichess.ae/
Chess-Results: http://chess-results.com/tnr70837.aspx?art=4&lan=1&turdet=YES&flag=30

Guiga

Aronian 1/2 - 1/2 Kramnik


A 2ª partida do match concluiu em empate após 37 jogadas. Aronian iniciou com 1.e4, no lugar de seu favorito 1.d4. Kramnik recorreu a Defesa Berlinesa da Abertura Ruy Lopez, e após uma luta com algumas possibilidades para ambos, a partida conclui em empate. Hoje é dia livre, amanhã ocorre a 3ª partida.





Site Oficial: http://kramnikaronian.com/index.php
Partidas ao vivo: http://live.kramnikaronian.com/

*Foto site oficial.

Guiga

domingo, 22 de abril de 2012

Iberoamericano Hexagonal Final - 5ª Rodada




GM Ivan Salgado - Campeão Iberoamericano 2012

GM Julio Granda - Vice-campeão

GM Gilberto Milos - 3º Lugar

Finalizado em Quito, Equador, o IV Campeonato Iberoamericano de Xadrez. Essa 5ª e última rodada não foi favorável aos Grandes Mestres brasileiros, Bruzon derrotou com brancas a Leitão, enquanto Leon Hoyos também com brancas derrotou a Milos. Na partida decisiva entre o líder e o vice líder na classificação antes da última rodada, resultou como decisão do campeonato, o jovem GM Ivan Salgado, da Espanha, derrotou com brancas ao veterano GM Julio Granda, e com isso conquista o Campeonato Iberoamericano. 


Classificação Final 

1º GM Ivan Salgado - 3,5 pontos
2º GM Julio Granda - 3 pontos
3º GM Gilberto Milos - 2,5 pontos
4º GM Lázaro Bruzon - 2,5 pontos
5º GM Manuel Leon Hoyos - 2 pontos
6º GM Rafael Leitão - 1,5 pontos


Site Oficial: http://www.fibda.com/index.php
Chess-Results: http://www.chess-results.com/tnr70967.aspx?art=1&lan=2&turdet=YES

Guiga

sábado, 21 de abril de 2012

Iberoamericano Hexagonal Final - 4ª Rodada


Finalizada a penúltima rodada da competição. Milos derrota Bruzon, e está na vice-liderança. Leitão empata contra Salgado. Granda derrota Leon Hoyos e lidera isolado, com meio ponto a frente de Milos e Salgado. Amanhã acontece a última rodada às 12:00 horas. 





4ª Rodada - Resultados

GM Rafael Leitão 1/2 - 1/2 GM Ivan Salgado
GM Gilberto Milos 1 - 0 GM Lázaro Bruzon
GM Julio Granda 1 - 0 GM Manuel Leon Hoyos


Classificação após a 4ª Rodada

1º GM Julio Granda - 3 pontos
2º GM Gilberto Milos - 2,5 pontos
3º GM Ivan Salgado - 2,5 pontos
4º GM Lázaro Bruzon - 1,5 pontos
5º GM Rafael Leitão - 1,5 pontos
6º GM Manuel Leon Hoyos - 1 ponto


5ª Rodada - 22/04/2012 - 12:00 horas no Brasil

GM Lázaro Bruzon x GM Rafael Leitão
GM Manuel Leon Hoyos x GM Gilberto Milos
GM Ivan Salgado x GM Julio Granda


Site Oficial: http://www.fibda.com/index.php
Partidas ao vivo: http://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/
Hexagonal Final - Resultados: http://www.chess-results.com/tnr70967.aspx?ix=1&art=2&lan=2&turdet=YES


Guiga

Kramnik 0 x 1 Aronian


Levon Aronian inicia o match com uma vitória de negras contra Vladimir Kramnik. Um fato interessante a ser ressaltado, é que na partida de hoje Aronian seguiu a mesma variante da Defesa Semi-Eslava, que aconteceu na partida entre a MI Valentina Gunina contra a GM Anna Muzychuk, disputada no recente Campeonato Europeu Feminino. Segundo comentários do GM Sergey Shipov, Aronian mostrou maior confiança, preparação de abertura e jogou com maior rapidez que Kramnik.






Site Oficial: http://kramnikaronian.com/index.php
Partidas ao vivo: http://live.kramnikaronian.com/

Guiga

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Iberoamericano Hexagonal Final - 3ª Rodada



Duelo brasileiro hoje pela 3ª rodada da final do Campeonato Iberoamericano, Milos jogando com brancas levou a melhor sobre Leitão, e agora está a meio ponto dos líderes, faltando duas rodadas para o final da competição. Nas demais partidas Salgado com negras derrotou a Leon Hoyos; e Bruzon x Granda, terminou em empate. Amanhã também às 19:00 horas ocorre a quarta e penúltima rodada.


3ª Rodada - Resultados

GM Gilberto Milos 1 - 0 GM Rafael Leitão
GM Manuel Leon Hoyos 0 - 1 GM Ivan Salgado
GM Lázaro Bruzon 1/2 - 1/2 GM Julio Granda


Classificação após a 3ª Rodada

1º GM Julio Granda - 2 pontos
2º GM Ivan Salgado - 2 pontos
3º GM Lázaro Bruzon - 1,5 pontos
4º GM Gilberto Milos - 1,5 pontos
5º GM Rafael Leitão - 1 ponto
6º GM Manuel Leon Hoyos - 1 ponto


4ª Rodada - 21/04/2012 - 19:00 horas no Brasil

GM Rafael Leitão x GM Ivan Salgado
GM Julio Granda x GM Manuel Leon Hoyos
GM Gilberto Milos x GM Lázaro Bruzon


Site Oficial: http://www.fibda.com/index.php
Partidas ao vivo: http://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/
Hexagonal Final - Resultados: http://www.chess-results.com/tnr70967.aspx?ix=1&art=2&lan=2&turdet=YES

Guiga

Match Kramnik x Aronian


Amanhã inicia em Zurich, Suiça, o match amistoso entre o ex-campeão mundial russo Vladimir Kramnik (2801), número 3 do mundo, e o armeno Levon Aronian (2825), número 2 do mundo. É a primeira vez na história do xadrez que dois jogadores com mais de 2800 de rating enfrentam-se em um match. Serão disputadas 6 partidas com ritmo de jogo clássico - 120 minutos para 40 movimentos, 60 minutos para os próximos 20 movimentos seguido de 15 minutos com acréscimo de 30 segundos por lance, a partir do movimento 61. Se  cada partida acabar antes das 3 horas de jogo, será disputada uma partida rápida, que não vai contar para o resultado oficial do match.

As partidas ocorrem às 15:00 horas em Zurich, 10:00 horas no Brasil.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Iberoamericano Hexagonal Final - 2ª Rodada


Final da 2ª rodada em Quito. Leitão empata com Leon Hoyos. E Milos perdeu ante Granda. A partida Salgado x Bruzon, também concluiu em empate. Logicamente tem muito torneio pela frente. O GM Rafael Leitão postou agora à pouco em seu facebook: " Tudo indefinido aqui em Quito. Depois de sofrer para empatar ontem com o Granda, hoje deixei escapar uma boa vantagem contra o Leon Hoyos. Amanhã jogo às 19h do Brasil. Bola pra frente!" Após 2 rodadas no Hexagonal Final, Granda lidera com 1,5/2, seguido de Bruzon, Leon Hoyos, Leitão e Salgado, todos com 1/2. Milos encontra-se na última colocação do hexagonal com 0,5/2, porém, restam três rodadas a serem jogadas, indefinição total no momento. Força aos GMs brasileiros!


2ª Rodada - Resultados

GM Rafael Leitão 1/2 -1/2 GM Manuel Leon Hoyos
GM Ivan Salgado 1/2 - 1/2 GM Lázaro Bruzon
GM Julio Granda 1 - 0 GM Gilberto Milos


3ª Rodada - 20/04/2012 - 19:00 horas no Brasil

GM Gilberto Milos x GM Rafael Leitão
GM Lázaro Bruzon x GM Julio Granda
GM Manuel Leon Hoyos x GM Ivan Salgado


Guiga

Iberoamericano Hexagonal Final - 1ª Rodada




Terminou agora no Equador a 1ª rodada do Hexagonal Final, que vai definir o Campeão Iberoamericano de 2012. As 3 partidas concluíram empatadas, o GM Lázaro Bruzón (2694), empatou com brancas contra o GM Manuel Leon Hoyos. O GM Gilberto Milos (2593) também de brancas empatou contra o GM Ivan Salgado (2621) e o destaque foi a partida entre o GM Julio Granda (2640) contra o GM Rafael Leitão (2623), onde a partida durou 124 lances, aproximando-se das 5 horas de jogo. Amanhã ocorre a 2ª Rodada às 12:00 horas. Leitão joga com brancas ante Leon Hoyos, enquanto Milos joga com negras ante Granda. 

Site Oficial: http://www.fibda.com/index.php
Partidas ao vivohttp://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/
Hexagonal Final - Resultados: http://www.chess-results.com/tnr70967.aspx?art=2&lan=2

Guiga

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Iberoamericano Tie-Break





Bom Dia à todos! Ontem tivemos o GM Gilberto Milos classificado diretamente para o hexagonal final, o GM Rafael Leitão disputou o Tie-Break (5 minutos + 5 segundos de incremento) e se classsificou na 2º colocação, garantindo assim seu lugar na disputa pelo título Iberoamericano. Com isso os jogadores que decidiram o título de Campeão Iberoamericano são: GM Lázaro Bruzón (Cuba), GM Gilberto Milos (Brasil), GM Manuel Leon Hoyos (México), GM Ivan Salgado (Espanha), GM Julio Granda (Peru) e o GM Rafael Leitão (Brasil). Hoje inicia a 2ª fase. Na torcida pelos brasileiros! 


Site Oficial: http://www.fibda.com/index.php
Partidas ao vivo: http://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/
Visor 1ª Fase: http://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/1fase.html

Guiga

terça-feira, 17 de abril de 2012

5ª Rodada Iberoamericano



Finalizada a 5ª e última rodada da fase de classificação do Campeonato Iberoamericano. O GM Gilberto Milos (2593) derrotou com brancas ao MF Lenin Guerra Tulcan(2421), do Equador; terminando assim na primeira colocação no grupo B com 4 pontos em 5 rodadas +3=2, e está classificado para o hexagonal final. Já o GM Rafael Leitão (2623) perdeu jogando com negras ante o GM Manuel Leon Hoyos (2569), do México, +3-1=1 terminando com 3,5 pontos em 5 rodadas e vai disputar a repescagem, que será disputada amanhã às 12:00 horas, as partidas serão de 5 minutos + 5 segundos de incremento.



Guiga

segunda-feira, 16 de abril de 2012

4ª Rodada Iberoamericano


Finalizada a 4ª rodada do Campeonato Iberoamericano. Leitão derrotou com brancas ao MF Miguel Infante, da República Dominicana e soma agora 3,5/4. Milos empatou com negras ante o GM Sergio Barrientos, da Colômbia, e soma 3/4. Amanhã às 12:00 horas ocorre a última rodada da fase classificatória, onde o GM Rafael Leitão (2623) enfrenta com negras ao GM Manuel Leon Hoyos (2569)*, do México; já o GM Gilberto Milos enfrenta com brancas ao MF Lenin Guerra Tulcan (2421), do Equador.

*Nos últimos anos Leon Hoyos trabalha como segundo do GM Vassili Ivanchuk.

Site Oficial: http://www.fibda.com/index.php
Partidas ao vivo: http://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/

Guiga

3ª Rodada Iberoamericano



Terminada as partidas dos brasileiros válida pela 3ª rodada do Campeonato Iberoamericano. Tanto Milos quanto Leitão jogaram com brancas. Milos derrotou o MF Daniel Colindres, de Honduras, já Leitão enfrentou ao GM Osvaldo Zambrana, da Bolívia e também venceu. Após 3 rodadas na fase de grupos, os GMs brasileiros somam 2,5/3. Logo mais, às 19:00 horas acontece a 4ª rodada. Milos joga com negras ante o GM colombiano Sergio Barrientos (2519), enquanto Leitão também com negras, enfrenta o MF dominicano Miguel Infante (2314).


Site Oficial: http://www.fibda.com/index.php
Partidas ao vivo (às 19:00 horas): http://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/

Guiga

2ª Rodada Iberoamericano



Pela 2ª Rodada tanto Milos quanto Leitão jogaram com negras, Milos derrotou o GM Julio Granda, do Peru, jogando uma Índia de Rei, enquanto Leitão empatou com o GM Oscar de La Riva, de Andorra, numa Siciliana Rossolimo. Os dois Grandes Mestres brasileiros tem 1,5/2. A 3ª Rodada ocorre  hoje às 12:00, as partidas podem ser acompanhadas em tempo real no site: http://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/

Guiga

domingo, 15 de abril de 2012

1ª Rodada Iberoamericano


Os Grandes Mestres Brasileiros Rafael Leitão e Gilberto Milos estão no Equador, mais precisamente na capital, Quito, onde participam do IV Campeonato Iberoamericano de Xadrez. Ontem pela primeira rodada, o GM Rafael Leitão derrotou com brancas ao MF William Bravo, da Nicarágua. Já o detentor do título, o GM Gilberto Milos empatou com brancas contra o MF Jorge Ferreira, de Portugal. Abaixo seguem algumas informações importantes em relação ao evento.


Site Oficial: http://www.fibda.com/index.php

Partidas ao vivohttp://www.soloajedrez.com/torneos/ecuador/

Regulamento: http://www.fibda.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1435:iv-campeonato-iberoamericano-reglamento-de-competicion&catid=38:olimpiadas

Página de resultados: http://www.chess-results.com/fed.aspx?lan=2&fed=ECU

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Kasparov



Nascido em 13 de Abril de 1963, em Baku, Azerbaijão - então URSS.
Considerado por muitos, como o melhor jogador de todos os tempos. Aos 10 anos já demonstrava que seria um grande nome no xadrez, possuidor de um estilo agressivo derrotava seus adversário com uma técnica incrível. Estudou xadrez na famosa "escola de Botvinnik", aos 11 anos consegue excelente resultados contra os principais mestres soviéticos numa simultânea com relógio, chegando a pressionar Karpov e Korchnoi. Em 1978 vence o Sokolsky Memorial, e logo após vence outro importante aberto contra Mestres e Grandes Mestres, classificando-se diretamente para a Final do Campeonato Soviético. Lá obtém 50% dos pontos, e derrota o candidato ao título mundial Lev Polugaevsky. Em 1979, em Banja Luka, Iugoslávia, conquista o primeiro lugar com 11,5/15 a frente inclusive do ex-campeão mundial Tigran Petrosian, que terminou na 4ª colocação com 9/15. Em 1980 vence outro importante torneio, agora na cidade que nasceu, Baku. E se torna Campeão Mundial Juvenil, em Dortmund, Alemanha. E no mesmo ano torna-se Grande Mestre. Em 1984 disputa o Campeonato Mundial contra Anatoli Karpov, esse match foi adiado, devido a seu prolongamento, sendo marcada outra disputa entre os dois para o ano seguinte. Em 1985, a glória, derrota Karpov por 13 a 11, tinha 22 anos na época, o que fazia dele o mais jovem campeão mundial da história (pertencente hoje a Ruslan Ponomariov, que conquistou o título com 18 anos). Defende o título com exito frente ao mesmo Karpov em 1986,1987 e 1990. Em 1996 derrota o computador Deep Blue construído pela IBM com +3-1=2. No ano seguinte, é derrotado pelo mesmo computador, porém, com uma versão atualizada +1-2=3. E com muitas polêmicas. Em 2000, em Londres, Inglaterra, após deter o título mundial por 15 anos, é derrotado pelo também russo Vladimir Kramnik. Após perder o título, Kasparov ganhou uma série de torneios e continuou sendo o jogador melhor classificado quanto a lista de rating, a frente de Vladimir Kramnik e vários outros Campeão Mundiais. Em 2005, após conquistar pela 9ª vez! o Torneio de Linares, anuncia sua aposentadoria das competições oficiais. Afirmou que poderia jogar algumas vezes por diversão, em algum evento de xadrez rápido, mas pretendia dedicar a maior parte do tempo para seus livros, e dedicar-se a política na Rússia.

Definido o treinador da Equipe Olímpica Masculina



Boa Noite à todos, acabo de confirmar com o Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, o AI Pablyto Robert, sobre a definição do treinador da Equipe Olímpica Brasileira, que participará no mês de Agosto em Istanbul, Turquia, da 40ª Olimpíada de Xadrez. Trata-se do GM Viktor Moskalenko, da Ucrânia. Residente em Barcelona atualmente, Moskalenko é um destacado treinador, autor de livros de xadrez, e logicamente um forte GM, tendo vencido diversos torneios. Entre 1992 e 1994, foi treinador de Vassily Ivanchuk! Certamente virá somar ao trabalho desenvolvido pela CBX, e ainda mais na preparação de nossos GMs.