Contador de Visitas

sábado, 31 de março de 2012

Jakovenko Campeão Europeu 2012



Realizado entre os dias 19 de março e hoje, 31 de março, em Plovdiv, Bulgária, o XIII Campeonato Europeu Absoluto. O evento faz parte do próximo ciclo do Campeonato Mundial, onde os 23 primeiros colocados se classificaram para a Copa do Mundo, no ano que vem. Após 11 rodadas o foi campeão solitário o GM Dmitry Jakovenko, da Rússia. finalizando a competição com 8,5/11 pontos, e na última rodada derrotou o líder da competição até então, o GM Laurent Fressinet, da França, que terminou a competição na 2ª colocação com 8/11 pontos, em terceiro ficou outro russo, o GM Vladimir Malakhov também com 8/11.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Match Judit Polgar x Hou Yifan


Hou Yifan vs Judit Polgar (2012) 


Pessoal acabo de ler em chess.com chess.com, que Polgar não assinou nenhum contrato para o match. Então peço desculpas pelo post. Assim que for confirmado eu volto a postar.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Poesia e Xadrez

En su grave rincón, los jugadores
rigen las lentas piezas. El tablero
los demora hasta el alba en su severo
ámbito en que se odian dos colores
Adentro irradian mágicos rigores
Las formas: torre homérica, ligero
 caballo, armada reina, rey postrero,
oblicuo alfil y peones agresores
Cuando los jugadores se hayan ido,
cuando el tiempo los haya consumido
ciertamente no habrá cesado el rito.
En oriente se encendió esta guerra
cuyo anfiteatro es hoy toda tierra.
Como el otro, este juego es infinito.
Tenue rey, sesgo alfil, encarnizada
reina, torre directa y peón ladino
sobre lo negro y el blanco del camino
buscan y libran su batalla armada.
No saben que la mano señalada
del jugador gobierna su destino,
no saben que un rigor adamantino
sujeta su albedrío y su jornada.
También el jugador es prisionero
(la sentencia es de Omar) de otro tablero
de negras noches y blancos días.
Dios mueve al jugador y éste, la pieza.
¿Qué dios detrás de Dios la trama empieza
de polvo y tiempo y sueño y agonia?

                                                 Jorge Luis Borges

terça-feira, 13 de março de 2012

Campeonato Europeu Feminino 2012


 

Terminou hoje em Gaziantep, Turquia, o Campeonato Europeu Feminino. Em uma incrível última rodada, nada menos que três jogadoras terminaram empatadas em pontos. MI Valentina Gunina, GM Anna Muzychuk, GM Tatiana Kosintseva terminaram com 8,5/11. O critério de desempate favoreu a MI Valentina Gunina, que também é a atual Campeã Russa. Nos próximos dias terá disputa do Campeonato Europeu Feminino Rápido e Blitz.

Caruana vence Reykjavik Open


 

O Grande Mestre italiano Fabiano Caruana finalizou a competição com 7,5/9 rodadas, meio ponto a mais que outros 7 Grandes Mestres, Ivan Sokolov, David Navara, Gawain Jones, Boris Avrukh, Hou Yifan, Sebastien Maze e Henrik Danielsen. Com o desempenho no torneio islandês, Caruana sobe uma posição no Live Chess Ratings e já é o número 6 do mundo.

sexta-feira, 9 de março de 2012

GM Judit Polgar 1/2 - 1/2 MF Alfeu Bueno


Esse resultado certamente será lembrado por muito tempo. No XII Torneio Aberto Internacional de Xadrez da Festa da Uva, o Mestre Fide Alfeu Bueno, de Lages, Santa Catarina, foi o único brasileiro no evento a empatar contra a melhor jogadora da história do xadrez, a GM Judit Polgar, e jogando com negras! Para efeito de tamanho resultado, cabe ressaltar que a húngara esteve pela lista de rating entre os 10 melhores jogadores do mundo. Chegando a Final do Campeonato Mundial da FIDE, em San Luis, Argentina, em 2005. Alfeu destaca que essa é até o momento a partida mais importante jogada por ele.

 Abaixo as planilhas.







Partida.




Vídeo.


Análise da partida.



quarta-feira, 7 de março de 2012

Entrevista GM André Diamant


Publicada no site Xadrez Total, a entrevista realizada com o Grande Mestre André Diamant. Visitem!

domingo, 4 de março de 2012

Milos Campeão! Polgar vice!


Encerrado agora a tarde na cidade de Caxias do Sul o XII Torneio Internacional da Festa da Uva. O tradicional torneio teve como campeão o GM Gilberto Milos (2593), finalizando com 8,5/9! empatando apenas contra o MI Dragan Stamenkovic, da Sérvia e vencendo as demais partidas. A vice-campeã foi a GM Judit Polgar (2709) com 7,5/9 e o terceiro colocado foi o  GM Giovanni Vescovi também com 7,5/9.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Judit Polgar vence Torneio Rápido em Caxias do Sul



A GM Judit Polgar fez valer todo o seu favoritismo no Torneio Rápido disputado ontem e hoje em Caxias do Sul/RS. Ontem Polgar derrotou o GM Henrique Mecking por 2 a 0, empatou com o GM Andres Rodriguez por 1 x 1 e venceu o GM Gilberto Milos por 2 a 0.  Milos ficou na segunda colocação derrotando Mecking por 2 a 0 e vencendo Rodriguez no Armagedom. Hoje pela final Polgar venceu Milos novamente por 2 a 0, ficando com o título do torneio rápido. Amanhã inicia o já tradicional Aberto, realizado de 2 em 2 anos na Festa da Uva. Com participação de 11 GMs incluindo ela!